segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pontos de Vista e Contexto - Só um pensamento...

Sábado fomos a uma festa num bairro chique aqui em Maputo. Meus amigos e eu ficamos do lado de fora, dançando e bebendo qualquer coisa. Mesmo no inverno moçambicano, o pessoal aguentou a brisa fria para curtir o céu aberto.

Um deles, inglês que mora na Zambia (aqui perto), vira para mim e fala:
- It's so nice to feel the cold air.
- What?
- Yeah! It's fantastic! You can actually breath deeper. It's refreshing.... Gives you life! We don't get that in Zambia. There it's just warm all year-long.

Quer dizer... imagine o ponto de vista dos moçambicanos com frio, e os que nem saíram de casa pra ficar aconchegados debaixo da coberta. E agora imagine o que ele estaria dizendo num outro contexto, se estivesse no inverno gelado, cinzento e molhado de Londres... essas coisas fazem-me refletir sobre minha situaçao meio nômade. A mesma situaçao, mesmo clima, com opinioes, sensaçoes completamente diferentes. Desses pequenos exemplos fica mais fácil entender como podem haver tantos conflitos no mundo. E também o motivo pelo qual sao inevitáveis. Nunca duas pessoas poderao ver o mesmo objeto da mesma maneira...

4 comentários:

Tati Arrebola disse...

Muito facil de entender isso.... Quando eu morava em Vitoria, 17 graus era "o frio" para mim..... rsrs
O primeiro inverno que passei aqui nao foi nada facil, ja o segundo, foi bem mais tranquilo. Impressionante como o ser humano se acostuma as mais diversas situaçoes.
Beijinhos,
Tati

Ahmed Hamdan disse...

É por isso que temos que entender a diferença do pensamento do outro, senão vira guerra! Mas que é difícil, é. Abrax, Tiache

Ahmed Hamdan disse...

Lu, agora que vi um texto meu ali, de ladinho. Que chique! Muita honra. Valeu.

Anônimo disse...

verdade Eu, ninguém pode ter a mesma perspectiva do outro, mas é isso o fenomeno sensacional da vida.......sempre conhecimento, descoberta e partilha...se isso for feito com respeito das "verdades" dos outros seria tudo mais simples.
Eu

p.s. ontem na praia de Napoles, 25 de julho, no meio do verao, virou um ventinho e todo o mundo disse: "que friooooo!" eheheheh