domingo, 11 de novembro de 2007

Todo o mundo me engana em Moçambique. É uma distribuição de renda muito bem feita. É branco? Ganha em Euro? Dobro do preço, mané!

Vista do prédio mais alto de Moçambique. "33 andares". Maputo.

Outro dia fui à feira comprar um bocal para o botijão de gás. Rodei a cidade inteira e achei um na feira livre. Claro. Sábado a tarde...

Esses gajos têm um dom de gente que muito doutor de multinacional tinha que invejar. Cheguei, branquinho, 1,90m, olho claro, com 300 meticais (12USD) no bolso... - E aí, quanto tá o bocal? - Impressionante a exatidão na resposta. Nem um a mais nem a menos. E descobri mais tarde que o preço certo é 92 meticais. Como ele sabia quanto eu tinha? Qualquer dia levo uns centavos a mais só pra testar a capacidade do pá.

Domingo voltei à feira, claro pra trocar o bocal. O cara me vendeu o modelo antigo, e pra trocar tive que passar pelo processo padrão. Primeiro faça amizade com um que te sirva de guia. O meu foi o Loló, que de princípio já veio com a oração:

"- Aqui se compra de tudo, boss! É o botijão, a laranja, o leite, a cerveja... o amigo ali tem roupa, o outro tem o Baygon... Tem de cheirar (mão ao nariz), de fumar (mão à boca), de injetar (bate no braço)... tudo que o patrão desejar."

Acabou arrumando o bocal novo, apesar de que o vendedor original não tava lá. Resultado: tive que pagar 120 meticais de volta.

Maputo. Curva de descida da parte alta da cidade para a Baixa. Tirada pela Louise.

Por: Luís Paulo R. Camisasca. Inverno de Maputo, 2007

4 comentários:

Ahmed Hamdan disse...

Alguma desvantagem os brancos de olhos claros têm que ter neste mundo, néam?

Felipe disse...

Meu, eh igual aqui, em Guarapari, Manguinhos, Praia Grande, e todas as cidades de praia, qnd o cara eh de fora eles sabem na hora e tem um preco so pra eles!! Mas tamanha exatidão, isso nao!! Isso deve ser magia!! rs Da um mêja ai no pe da barraca pra ver se resolve o problema!! rs

LP Camisasca disse...

hahahaha!! mto boa, mascote!

adorei os comentários! um puxando o saco do sobrinho, o outro fazendo palhaçada... tiache, acho q ce tem razao em pedir q a gente comente. é uma motivaçao pra continuar, né?

braços!

Anônimo disse...

Lu, estou adorando as histórias, ainda mais com fotos!!! Estou esperando os próximos episódios.
beijo e parabéns pela iniciativa. Fá