segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Casamento do Sêo Adriano e D. Maria de Fátima (Parte I)

E o mulungo* saía gritando pela estrada “É o Sêo Adriano e a Dona Fátimaaa! Quarenta anos de namoroo!” Demonstrando toda sua alegria e honra em ter sido nomeado motorista dos noivos.

Saída da casa dos Mabote. A madrinha limpando o caminho do Sêo Adriano com uma folha de coqueiro (ou palmeira?)

A cerimônia começou com uma carreata, às 09:00h da manhã, até o Palácio dos Casamentos, onde fazem a cerimônia “no civil”. A Toyota Chaser cor prata - banheirona estilosa muito utilizada pelos da Yakuza, pelos turcos e libaneses – partiu com Sêo Adriano, a neta (Mai), e a filha mais animada, a Zaira. Esta berrava de empolgação ao ver a namorada do mulungo. Acho que a visão trazia-lhe uma nostalgia das novelas brasileiras... Branca, cabelo cacheado, meio loiro e sardinhas na cara... Mylla Christie?? Piovani?


O carro dos mafiosos libaneses. Tá no sangue!

Na frente ia o Buzinador, moleque de sete anos de idade cuja bunda dividia espaço com a da mulunga. E atrás a Mai, a mais linda de todas as crianças. Menininha de 3-4 anos com um olhão, sorrisão e a simpatia de família. Pacote perfeito para cair nas graças dos mulungos.


A pequena Mai (Maria). Neta do Sêo Adriano.

O caminho até lá foi um buzinaço. De uma carreata de 3 carros, só um buzinava. Sêo Adriano morria de dor-de-cabeça no banco de trás, mas a escondia atrás da honra de ter um mulungo dono de carro chique servindo-lhe de motorista. Então sorria com sua humilde dentadura que, como as árvores secas no inverno europeu, tapava, mas entremostrava.


Aquele senhor esteve com a mulher Dona Fátima por 40 anos e teve 6 filhos. Só consagrou-se a união após sua promoção a pastor da igreja local, situação que obrigou-o a oficializar o relacionamento.

A igreja – evangélica – chama-se Arco da Salvação e está justo no Malhazine*, ao lado da casa do homem.

Ele é avô de três. Poucas vezes vi um homem tão feliz num casamento. Estava radiante. Cada momento era uma gargalhada gostosa, seguida de uma história explicativa para os mulungos.



Este dia teve um efeito contrário em Dona Maria de Fátima, que exibia um bico acentuado pelo queixo protuberante característico das mais puras etnias africanas. Quando abordada por um amigo ou desconhecido (sobretudo os mulungos), sorria um sorriso aberto e cheio de dentes. Gene este que foi passado da mãe para os filhos, e deles às netas.

Dona Maria da Fátima momentos antes da cerimônia civil. Palácio dos Casamentos, Maputo.

A sensibilidade feminina da mulunga diz que o mau-humor vinha da vergonha da repentina superexposição após 54 anos de vida acostumada a ser ignorada pela maioria. Podia estar sentindo-se feia, ou alguma comida caiu-lhe mal... Ou estava contente mas é daquelas pessoas cuja cara não coordena com os sentimentos. (também nao sei sei se isso existe)

Eu com os familiares.

Sir Buzinator. Um exemplo de vida desde os 7.

*Mulungo: Geralmente quer dizer branco (ronga). Também aplicável no sentido de detentor de poder, patrão. Na região central quer dizer deus. Branco lá é muzungo, se não me engano.
**Malhazine: Bairro onde ocorreu a explosão do Paiol do Exército Moçambicano em Abril de 2007.

5 comentários:

Ahmed Hamdan disse...

Que zique!Quero ler com calma e comentar, mas a festança, pelas fotos, parece boa.

Anônimo disse...

Adorei a netinha. Que olho mesmo. Bjos saudosos.

kel e tiago disse...

lp, estou adorando o blog. continue postando sempre para dividir com a gente um pouco desta vida tão distante-tão perto.
adorei a foto da mai no banco do carro. me mandaria ela em alta para eu fazer um retoque? depois te mando pra vc ver :)
sentimos sua falta aqui menino. beijo da kel

LP Camisasca disse...

Uebaaa!

Que bom que ces chegaram aqui e deixaram vossa marca. :op Tenho o objetivo de só postar uma novas história quando a ultima tiver 3 comentários. hehe

Kel, vou mandar a foto, mas ela - logo ela - foi tirada do celular. Acho que nao vai dar pra fazer grandes coisas.

Dani e tiache, valeu pelo apoio! Vou colocar a segunda parte...

beijos e abraços a todos!

LP

Ahmed Hamdan disse...

Valeu,Lu. Li agora tudo. Que doido, né? Fantasiar-se de noiva/o após tantos anos juntos. Passe lá no Disarmed tb! Assuntei sobre Normose e pats-que-cantam samba. tchau!!!!