segunda-feira, 11 de agosto de 2008

enquanto olhamos a Pequim...

.
.

... conflito com cara de guerra fria na Georgia. País com presidente pró-ocidente reiniciou a investida para abafar a tentativa de independência da regiao da Ossétia do Sul, na fronteira com a Rússia. E agora, naquele cantinho do globo.com vemos que a Rússia está invadindo o País (inteiro, nao só a Ossetia do Sul).


Analistas dizem que provavelmente o interesse da Rússia é usar o conflito local (Ossetia do Sul) para derrubar o presidente da Georgia, que é aliado dos EUA.


Será que esta é outra realidade que já mudou desde minhas aulas de história, quando a professora se referia â Guerra Fria como uma coisa do passado? Será o último dos conflitos para definir a fronteira leste-oeste? Ou o primeiro do retorno deste gigante adormecido?


A Rússia ficou muitos anos se recuperando, se fortalecendo, lambendo as feridas. Agora, com um poderio aumentado constantemente pelo petróleo.


Lembro que ano passado o campeao de xadrez Kasparov foi preso por participar em protestos em Moscou. Ele usou sua fama para chamar a atençao ao mundo para as tiranias de Putin. Agora, no entanto, já nao se ouve falar do homem.


Com tanta ridicularizaçao da Rússia por parte dos EUA (mídia, filmes), parece que deixamos de lado a preocupaçao com eles. E agora, com nossos olhos todos virados ao esporte, estao a caminho de invadir a capital da Georgia e possivelmente derrubar um presidente. E o mais perigoso é que os EUA consideram-no um importante aliado. Será que vao ajudar? E o Conselho de Segurança da ONU pouco pode fazer, além de pressionar. Afinal de contas a Rússia é membro com direito a veto!


Fontes:



Um comentário:

Tati Arrebola disse...

Esse é o meu amigo LP, sempre antenado com todos os problemas politicos, sociais e economicos do planeta. Parabens!!!!!!
Nao sei como esta sendo a transmissao das olimpiadas nos outros paises, mas aqui na Italia, estao falando de uma China que cresce de maneira oganizada e com uma economia sustentavel... (?).
Ate parei de assistir.......
Beijao,
Tati