quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Show dos Moleques

Hoje vi outro espetáculo em Maputo, mas desta vez no meio da rua. Em frente ao escritório da Total me aparecem 5 miúdos com tambores e batuques. Os vendedores de crédito da Mcel (celular) me explicam que são um grupo de música e dança. Pedem 20 meticais (2 reais) pra tocar.


Era um moleque de uns 11 anos, e outros quatro de 7. Só o mais velho tocava, o resto dançava. E que dança! Eles, vestidos com roupas extremamente simples, mexiam as cadeiras, chutando o ar e dando saltos, como se estivessem dando um show pra milhares de pessoas num Estádio da Machava (o maior daqui) lotado.

Os instrumentos são feitos de material reciclado. Os sons diferentes se davam pelo tamanho das latas e pelo material (entre madeira e metal). A bateria improvisada empolgava os dançarinos, que repassavam a energia para o público que se aglomerava em volta.

Criatividade e iniciativa em Moçambique! E vindo das classes mais baixas. Me deu uma ponta de esperança em relação a este povo tão acostumado a esperar a solução chover em suas hortas. Os moleques conseguiram juntar ali pelo menos 50 meticais em 10 minutos, e tenho certeza que juntarão muito mais com essa riqueza de espetáculo improvisado.

Realmente uma brisa fresca para desanuviar um olhar acostumado com a inércia de um povo massacrado pelas desgraças da vida.

Por: Luís Paulo R. Camisasca. Primavera de Maputo, 2007.

6 comentários:

Anônimo disse...

Luís, fico imaginando a mamãe lendo essa história, ainda mais com o seu comentário final... Adorei!!

LP Camisasca disse...

mostra p ela, fafá!! :op

brigado pelo apoio.

bejao!

Luis

Anônimo disse...

se eles tivessem dançado macarena igual eu nos meus melhores tempos de infância in vitória, teriam ganhado uns bons 150 meticais

Anônimo disse...

ah, e essa inércia de moçambique que você comentou é igual à brasileira ou é realmente algo diferente?

Anônimo disse...

cara, sempre que leio seus textos fico imaginando sua vida aí...
lembra daquelas nossas conversas antes de sua partida? :)

que este ano comece muito bem pra vc, com muita paz e força.
aqui a gente vai levando... meu curso na UB está bom, esse semestre será paulera com projeto final e tals.

um abração

LP Camisasca disse...

faala, grande balde-tiago-panta! :op
Rapaz... o engraçado é que a vida aqui é bem parecida com o que a gente imaginava e discutia naquela época mesmo. Né?

bixo, to por fora mesmo. nem sei qual curso ce tá fazendo na UB. a nao ser que seja aquele de espanhol fodão q ce começou antes deu sair daí. é ele?

braço