quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tchau, Maputo (Parte 2 - final)

E por falar no Edson, foi ele que me ensinou muito a este respeito. A primeira vez que olhei para ele, vi uma pessoa simpatica, simples, e um pouco ignorante, pela forma de falar e os erros que comete no portugues. No entanto, apos decifrar essa nova linguagem, e sentar-me calmamente com ele para compartilhar uma 2M de meio litro no Mercado do Museu, fui bombardeado com uma experiencia de vida que mudou meu jeito de ver as coisas para sempre. Desde as noçoes mais bestiais da cultura moçambicana, até a aprendizagem de valores inéditos para mim.

- Edson, para que saiste com outra mulher, se tens a Martinha em casa, te esperando bonita e cheirosa? Nao gostei...

- Luix Paulo, o Luix Paulo tem cerveja gelada em casa?

- Como, Edson?

- Sim. Tem cerveja gelada na geleira em casa?

- Sim, sim. Tenho sim.

- Pois é. E o Luix Paulo nao vai na barraca beber?

- Sim...

- Poix. Tà ai!

Bom, ok. Eu escolhi um exemplo comico, mas ele define bem a forma que esse amigo passou-me um pouco da sabedoria dele.

Estas culturas, esquecidas pelo mundo, trazem-nos um ensinamento importante. Vejamos...

Eles sabem viver em comunidade melhor que nòs, ocidentais. Os bairros aqui sao como grandes familias. é comum ouvir que um vizinho de infancia é um primo, ou que um colega de escola é um irmao.

E, nesta rede de solidariedade, entra também o suporte financeiro. Como jà diz a cançao, "amigo é quem ajuda, Joe! Ajuda o teu amigo, pà!"

Outro aspecto importante para nosso convivio harmonioso com esta Terra em tempo de aquecimento é a reciclagem. Utilizam tudo até o talo. Por necessidade, sim. Mas pelo que tudo indica, este é um valor que temos que aprender no mundo todo.

As palmeiras, que dominam a paisagem de vàrias regioes do pais, servem para:

- Madeira, moveis para casa.
- A camada que envolve o tronco é desfiada e utilizada na confecçao de tecidos
- A seiva é fermentada e se transforma na Sura.
- As folhas sao uma materia-prima comum para a construçao de tetos. Secas e entrelaçadas proporcionam sombra e protegem da chuva.

Agora jà nao ha tanto despejo de eletro-eletronicos de segunda mao vindos da europa e EUA. Agora sao os produtos Dubai (termo utilizado para denominar os piratas, nao importando de onde vem) os substituiram. Por um preço baixo, sais da loja (ou da barraca no mercado) de Nokia novo e brilhante.

As festas de 48hs.
As diarréias de 48 ou mais horas.
Os camaroes gigantes e baratos.
O nascer do sol no Triunfo.
O cara-pau da Margarete.
O sorriso de um "miudo".
A malemolencia dos moçambicanos e a sensualidade das moçambicanas nas danças.
O carinho dos amigos e conhecidos...

Sao memorias que ficam gravadas na mente e no coraçao. Muito disto vai se perder, mas sei que ao rever uma foto, um video, ou ao rever um amigo de là, esta emoçao vai florescer e trazer um raio de alegria em mim, onde quer que eu esteja.

2 comentários:

Manuela Camisasca disse...

Nossa, quanta riqueza guardada no mundo né? Que rica experiência. Eras um miúdo e agora...

Tati Arrebola disse...

Poxa, fiquei emocionada com seus 3 ultimos posts! Consegui me colocar no seu lugar e sentir a mesma coisa, apesar das experiencias diversas.
Estou torcendo muito por vc, ate mesmo por que vou adorar ter um amigo brasileiro aqui pertinho!
Beijos